quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Como degustar uma cachaça corretamente

Se você deseja saber por que as marcas de cachaças artesanais  possuem tantos cuidados com a produção da bebida alcoólica favorita dos brasileiros, você precisa aprender como degustar uma CACHAÇA corretamente ao invés de meramente consumi-la. Degustar um drink consiste basicamente em estar com o paladar neutro para sentir o aroma, os ingredientes, o sabor e a textura de forma isolada. Conhecida como análise sensorial, esta técnica permite que você conheça a personalidade da cachaça nos mínimos detalhes. Seja um bom “CACHACIER” e aprenda como degustar uma cachaça corretamente para ensinar seus amigos.


Análise Sensorial da Cachaça
O primeiro passo é selecionar cinco marcas diferentes de cachaças e cinco copos específicos para o consumo desta bebida alcoólica para cada pessoa que for realizar a degustação. Cada copo deve ser preenchido com apenas um terço de cachaça. Separe ainda um copo comum de água para cada convidado e também um recipiente vazio. Estando ou não os convidados com os olhos vedados, não permita que os mesmos vejam qual é a ordem dos rótulos que estão sendo servidos para a análise sensorial. Desta forma, as opiniões não serão moldadas de acordo com conhecimentos prévios ou fofocas sobre cada marca.
Apesar dos convidados não saberem de qual marca se trata, um moderador deverá ter o controle de tudo. Mas, se você for fazer a análise sensorial sozinho, esqueça esta dica. A degustação da cachaça consiste em um exame visual, um exame olfativo e um exame gustativo. No exame visual, você deverá sacudir uma garrafa e observar o comportamento da espuma. O processo de destilação é correto quando o resultado desta análise indica o desaparecimento imediato das bolhas que se formam. Com a cachaça servida em um dos copos, você deverá observar também se a espuma gruda na parede do mesmo.
No exame olfativo, por sua vez, você deverá cheirar a bebida alcoólica presente em outro copo cujo líquido esteja em repouso. Assim, você sentirá o aroma primário, que é a cana de açúcar, o aroma secundário, que é o cereal,  e o aroma terciário, que é a madeira. Feito isso, você poderá sacudir o copo e sentir o cheiro novamente. Uma boa cachaça possui um cheiro frutado levemente puxado para o álcool. Caso você sinta mais o cheiro do álcool, do açúcar, da acidez ou de algo mais amargo, isso pode indicar que uma determinada bebida alcoólica possui baixa qualidade.
Já no exame gustativo, que com certeza será o seu favorito, você saberá diferenciar o que é ácido, o que é amargo, o que é doce e o que é salgado. O primeiro passo é consumir um pouco de água mineral para não mascarar o sabor da cachaça. Depois, coloque um gole de cachaça na sua boca, mas não tome a bebida alcoólica. Sinta primeiramente se o sabor da mesma é ácido, amargo, doce ou salgado. Após engolir a cachaça, sinta o comportamento do álcool na sua garganta. Uma cachaça de qualidade possui equilíbrio entre os quatro tipos de sabores que o seu paladar sente e não desce rasgando.
http://www.cachacaexpress.com.br/blog-da-cachaca/curiosidades/como-degustar-uma-cachaca-corretamente?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+cachaca+%28Mundo+da+Cacha%C3%A7a+-+Hist%C3%B3ria+da+Cacha%C3%A7a%2C+Curiosidades+e+Dicas%29